obidos-private-tour

Tour Obidos, Nazare

Cultural & Theme Tours
Expert Guide
Private Tour
Sightseeing Tours
Wifi on Board

Óbidos, Portugal

Tour Code: 125-36
MoTuWeThFrSaSu
189
09:00
8 hours
7+ years

A bela vila medieval de Óbidos, protegida pelas muralhas, desenvolveu-se em redor do majestoso castelo que fazia parte do pentágono defensivo do reino, idealizado pelos Templários para a zona centro de Portugal.
As ruas estreitas, os becos e o casario branco envolvem a vila numa atmosfera medieval dinamizada no quotidiano pelas lojinhas de artesanato, as tabernas onde apreciamos a ginga da terra (servida em copos de chocolate) e as estátuas vivas da rua Direita.

Seguimos para norte em direção à vila piscatória da Nazaré, mundialmente conhecida pelas ondas gigantes surfadas por Garret MacNamara. A partir do “sítio” temos uma espetacular vista sobre a praia, o porto de pesca e de recreio. Entre as lendas e a realidade da vila, visitamos a ermida da Memória e o Santuário da Nossa Senhora da Nazaré (opcional). Teremos a oportunidade de ver passar as mulheres nazarenas com os seus trajes típicos: as sete saias e, caso seja a época, “os paneiros” , onde o peixe, depois de amanhado e salgado é colocado a secar.

Da parte da tarde, rumo a Alcobaça, iremos apreciar uma das abadias cistercienses mais importantes da Europa. A riqueza de águas, dos rios Alcoa e Baça, e a necessidade de povoar o território determinou o local onde, em 1153, os monges da ordem de Cister fundaram o seu magnifico mosteiro, protegidos pelo primeiro rei de Portugal. Reconhecido como Património Mundial pela Unesco o mosteiro integra ainda duas peças escultóricas medievais de rara beleza: os túmulos de Pedro e Inês, um amor perpetuado pelo grande escritor e poeta Luís Vaz de Camões.Antes de partir aconselhamos a visitar algumas lojas com artesanato local. Destacamos os artigos em chita (tecido de algodão estampado característico de Alcobaça) fabricados por exímias artesãs.

O nosso passeio continua agora, na vila da Batalha que deve o seu nome à batalha decisiva para a independência de Portugal em finais do século XIV: a de Aljubarrota. Eleito pela Unesco como Património da Humanidade, o mosteiro de Santa Maria da Vitória, foi construído no cumprimento de um voto feito por D. João I à Virgem, caso vencesse os castelhanos, o que aconteceu em 1385. Espera-nos um conjunto arquitetónico sumptuoso e uma das mais belas Igrejas da Europa, em estilo gótico.
Na praça D. João I, o monumento Equestre do Condestável D. Nuno Álvares Pereira recorda o grande comandante do exército português. À sua volta agradáveis esplanadas convidam-nos a apreciar os doces conventuais.

Questions & Answers

Pick-up and Drop-off?

Pick-up and Drop-off at your hotel or apartment it’s included in the tour price.

Book this tour

please, select date first

Leave a Review

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *