Tour Overview

A viagem que vos propomos é para além do Tejo (Alentejo). A paisagem, marcada pela planície, é pontilhada por elevações que, outrora, eram aproveitadas para a construção de castros fortificados. Hoje oferecem-nos paisagens deslumbrantes, como é o caso da vila de Monsaraz. Castelos e vilas fortificadas são testemunhos da ocupação do território por diferentes povos e da necessidade de o povoar e defender. Contudo, foi esta multiplicidade que contribuiu para a identidade alentejana, patente nas tradições, como o cante, declarado Património Imaterial da Humanidade, e a tolerância das suas gentes.

Chegamos a Évora, cidade com um património histórico-cultural inigualável e reconhecido pela Unesco como pertencendo à Humanidade. O nosso percurso começa pela Praça Grande ou do Giraldo, centro político, religioso e comercial. Para este local confluíam todas as ruas e aqui realizou-se a primeira feira medieval. Hoje, protegidas pelas arcadas, as lojas com produtos artesanais feitos em bairro e em cortiça, resistem ao tempo.

A paragem seguinte é a catedral de Santa Maria e a Igreja de S. Francisco, para quem estiver interessado, poderá visitar a Capela dos ossos. Recuamos no tempo e vamos visitar o Templo romano, designado de Diana mas, dedicado ao culto imperial. Este e outros vestígios romanos demonstram a importância da cidade de Ebora Liberalitas Iulia no contexto da Lusitânia (província romana).

Por fim, não podemos partir da “cidade –museu” sem vermos o antigo Colégio Espírito Santo, atual Universidade, e apreciar os belíssimos azulejos historiados com alusões a autores clássicos. Monsaraz que, no alto de uma colina e dentro de muralhas, recorda-nos outros tempos marcados pela guerra. O ambiente é medieval com o castelo e a sua torre de menagem, o pelourinho e os antigos Paços de Audiência onde se encontra uma invulgar obra do património artístico: o fresco do “Bom e Mau Juiz” ( século XV). A Igreja da Nossa Senhora da Lagoa destaca-se no casario branco e o ambiente é de grande tranquilidade. Do alto vemos a imensa planície coberta, em parte, pela albufeira da barragem do Alqueva.

Durante muitos anos um mito, esta barragem, concluída em 2002, é o maior lago artificial da Europa e a maior reserva de água do país. Descemos até ao cais para aproveitarmos a brisa da tarde e dar pequeno passeio de barco para quem estiver interessado. No regresso a Lisboa paramos na herdade do Esporão ou, em alternativa, em S. Pedro do Corval (a localidade com maior concentração de olarias).

Loading…

Tour Prices

260€

2 Persons

+25€

Each additional person (Max. 7 persons)

Neste tour está incluido :

  • Transporte personalizado
  • Guia exclusivo
  • Recolha no seu hotel em Lisboa
  • Free wifi e água engarrafada
  • Visitas conforme programa

O que não está incluido: Almoços ou jantares, Despesas pessoais, Quaisquer outras atividades, bilhetes para palácios ou museus ou despesas não mencionadas em “neste tour está incluído”