Lisboa a Preto e Branco

Lisboa a Preto e Branco

“ (…) Passamos anos a passar por coisas, a olhar para coisas que não vemos, das quais não temos sequer a consciência de que existem, até um dia em que aprendemos a ver e se faz luz…Ou seja, cor!”

Professor Arquitecto José Aguiar

A Arte a seus Pés

O viajante que vê Lisboa, pela primeira vez, fica surpreendido, pela diversidade da estrutura urbana da cidade e pelo seu colorido: o branco dos bairros “mouriscos”, o amarelo ocre da cidade pombalina. As inúmeras fachadas dos edifícios revestidos a azulejos, a luz do Tejo e, uma imagem de marca de Portugal, a calçada portuguesa.

A “preto e branco” vamos descobrir esta Lisboa colorida e apreciar os locais onde a minúcia dos calceteiros possibilitou a criação de verdadeiras maravilhas. Um inegável património histórico e cultural, infelizmente nem sempre reconhecido.

Na Avenida da Liberdade, onde se encontram os mais belos exemplos da calçada portuguesa, dirigimo-nos para a Praça D. Pedro IV ( Rossio) , com a técnica de calçada “mar largo”. Paragem obrigatória, na rua da Vitória, em homenagem ao calceteiro, uma profissão em vias de extinção.

Continuamos rumo à Praça do Município e finalizamos na belíssima Praça Luis de Camões e no Largo do Chiado, onde aproveitaremos para beber um café na companhia de Fernando Pessoa.

Em Belém na Praça Duque da Terceira, onde o pavimento é marcado pela predominância da pedra escura, em contraste com os outros locais observados.

Já em Belém, e no Padrão dos Descobrimentos, encontraremos, rodeado pelo “mar largo” um mapa com as rotas marítimas dos navegadores portugueses. .

Símbolo da contemporaneidade, a zona oriental da cidade de Lisboa, Parque das Nações, oferece-nos criações, em calçada portuguesa, onde predominam os motivos marítimos e figuras mitológicas. A Exposição Mundial de 1998, realizada nesta zona da cidade, muito contribuiu para chamar a atenção internacional sobre as potencialidades da calçada portuguesa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *