• Detalhes
  • Itinerário
  • Incluído
  • Excluido
  • Avaliações
  • Reservar

A comunidade judaica em Portugal, de inquestionável valor cultural e financeiro, contribuiu de forma activa para o desenvolvimento do país. A partir dos finais do século XV, as perseguições, condenações e conversões forçadas destruiriam esta comunidade.

No entanto, muitos dos que então foram apelidados de “cristãos-novos” continuaram, no secretismo do lar, a honrar a sua religião e a transmitir, oralmente, as orações resistindo à assimilação.

A viagem que vos propomos de dez dias é um olhar atento sobre um património de inegável valor, nem sempre visível, uma vez que sujeito a inúmeras destruições e pressões.

Mas que vamos descobrindo gradualmente, quer nas marcas cruciformes nas ombreiras das portas, nas gravações das menorahás, nas ranhuras onde antes estavam as mezuzot, nas antigas sinagogas, ainda que transformadas, nos museus e na mais antiga e importante comunidade judaica em Portugal: Belmonte.

A Real Embrace Portugal acompanha-o na descoberta de uma história, durante muitos séculos silenciada, recupera memórias adormecidas e ajuda-o num regresso à terra dos ancestrais que um dia partiram com a chave de casa na mão.

O nosso tour interactivo e exclusivo de 10 dias pelo património Judaico das aldeias serranas, leva-o a descobrir as Judiarias e a forma como estas se organizavam no território e quais as suas dinâmicas sociais numa perspetiva  socio-espacial.

Iremos assim partilhar consigo:

A história dos judeus Sefarditas Portugueses

Os B’nei Anussim (Marranos) também denominados de Novos-Cristãos, Convertidos, Conversos, Crypto-Judeus, entre outros termos ou expressões.

A presença dos Judeus e Cristãos-novos nesta antiga região está atestada pelo elevado número de inscrições cruciformes e outras marcas que registam a sua “cristianização”.

Destacam-se diferentes conjuntos de casas adossadas a Igrejas Matriz, datadas do seculo XV-XVI. No interior da mais próxima do templo católico podemos encontrar um Hekhal ou Aron-ah-Kodesh ( Armário da Lei).

Em diferentes conjuntos urbanos podem observar-se varias tipologias de cruciformes, particularmente a Cruz Latina, com decoração  de dupla interpretação – a judaica e a católica – , Estrela de David e solares e casas brasonadas, pontes e fontanários de raiz medieval.

Prosseguimos o nosso passeio num território com grandes tradições da presença judaica que começou com pequenas comunas com cerca de 50 judeus em meados do século XV.

No final da centúria, seriam quase 200. Encontramos aqui os Adida, Abenazo, Baruc, Faravam, Navarro e Sacuto.

Depois da data de expulsão dos judeus de Espanha (1492), muitos dos refugiados afluíram a esta região (Covilhã) com o sentido de intensificarem o trabalho dos lanifícios praticado então de forma muito rudimentar.

As duas vilas (na época), com ribeiras caudalosas e íngremes, ofereciam a energia hidráulica necessária ao movimento das rodas dos engenhos.

  • Factos adicionais: Este passeio privado pode ser personalizado de acordo com interesses específicos.

Acerca deste tour:

Sem detalhes

Sem detalhes

Ainda não há avaliações

Seja o(a) primeiro a avaliar “Rota do Portugal Judaico Medieval”

  • Lista de Preços
    Início
    Fim
    Grupo (Min-Max)
    Preços
     
  • Lista de Preços 2 Pessoas
    Início
    Fim
    2 - 2 Pessoas
     
    Lugares Disponíveis2

    Adulto ( 2 - 2 Pessoas ) 1,475.00 /Pessoa

    - +
  • Lista de Preços 3 Pessoas
    Início
    Fim
    3 - 3 Pessoas
     
    Lugares Disponíveis3

    Adulto ( 3 - 3 Pessoas ) 1,033.00 /Pessoa

    - +
  • Lista de Preços 4 Pessoas
    Início
    Fim
    4 - 4 Pessoas
     
    Lugares Disponíveis4

    Adulto ( 4 - 4 Pessoas ) 812.00 /Pessoa

    - +
  • Lista de Preços 5 Pessoas
    Início
    Fim
    5 - 5 Pessoas
     
    Lugares Disponíveis5

    Adulto ( 5 - 5 Pessoas ) 690.00 /Pessoa

    - +
  • Lista de Preços 6 Pessoas
    Início
    Fim
    6 - 4 Pessoas
     
    Lugares Disponíveis4

    Adulto ( 6 - 4 Pessoas ) 608.00 /Pessoa

    - +
  • Lista de Preços 7 Pessoas
    Início
    Fim
    7 - 3 Pessoas
     
    Lugares Disponíveis3

    Adulto ( 7 - 3 Pessoas ) 550.00 /Pessoa

    - +
  • Lista de Preços 8 Pessoas
    Início
    Fim
    8 - 8 Pessoas
     
    Lugares Disponíveis8

    Adulto ( 8 - 8 Pessoas ) 513.00 /Pessoa

    - +